Você conhece as fases do trabalho de parto?
- Bruna Santos
- 6 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Durante a gravidez, o momento mais esperado pela mãe é a chegada do bebê. No entanto, o trabalho de parto é um momento que pode causar muita tensão e ansiedade, e, se associados ao medo e ao estresse, esse período pode ser prolongado.
Normalmente, a fase ATIVA do trabalho de parto dura entre 8 e 12 horas, por isso, é importante que a mulher não se apavore aos primeiros sinais, que é a fase inicial, pois ela terá tempo suficiente para se organizar e chegar ao local do parto.
.
Vamos conhecer as fases do trabalho de parto? .
.
-Pródromos de Trabalho de Parto:
Os sinais que dão início ao trabalho de parto podem durar horas ou até dias, parando e recomeçando várias vezes.
Neste momento, a dilatação está entre 0 e 3 cm e as contrações podem durar entre 30 e 45 segundos e serem irregulares e pouco dolorosas.
.
.
- Fase Ativa
Este momento pode durar de 5h a 12h, apresentar dilatação entre 4 e 7 cm e contrações de 30 a 45 segundos. As contrações já são mais dolorosas e ritmadas, apresentam uma frequência regular. Vão e voltam com a mesma frequência.
Por conta da dor, a mãe pode não querer conversar. Por isso, ela tende a ficar voltada para seu universo interno.
.
.
- Transição para a fase do período expulsivo
Pode durar de 1h30 a 2h, com dilatação de 7 a 10 cm e contrações de 70 a 90 segundos.
Esse período é muito intenso e, por isso, as enfermeiras obstetrizes e os médicos obstetras já estão presentes na maternidade para ajudar no nascimento e realizarem as técnicas para amenizar a dor. Neste momento, muitas gestantes já solicitam a analgesia de parto e o anestesista já deve estar pronto para atende la, quando solicitado.
.
.
- Expulsivo
Dura de 1h a 3h, com 10 cm de dilatação (dilatação total) e contrações de 30 a 90 segundos.
A mãe sente uma vontade intensa de fazer força, mas é hora de confiar nos instintos do corpo, pois ele sabe o que fazer, hora de escolher a posição que mais lhe agrada para parir e colocar em prática os exercícios de expulsivo e respiração.
.
Tem alguma dúvida sobre este momento? Deixe aqui nos comentários!
Comments